Preparando o Natal

O absurdo da oferta de presentes sem qualquer significado

Deixe um comentário

A quase obrigação de oferecer mecanicamente, pelo Natal, presentes aos amigos e familiares, em especial às crianças, tornou-se, pela sua dimensao e ausência de real valor afectivo, um enorme absurdo da nossa sociedade de consumo.
Esta situação decorre, em grande parte, dos interesses enconómicos da produção e do crescente impersonalismo das relações sociais, que levam a redimir pela compra as lacunas de outros valores humanos de relacionamento.
Reflita, nesta quadra especial, sobre o consumismo galopante da nossa civilização.
Não compre qualquer coisa apenas por comprar.
Ofereça algo que tenha significado: um objecto usado, um desenho, um bolo, umas bolachinhas caseiras ou uma travessa de rabanadas!
Contribua para construir um Natal com afecto e com menos consumo. A sustentabilidade da sociedade, do ambiente, e do mundo, agradecem.
O projecto ALMAVIVA construiu-se em torno de objecto com significado afectivo; não os leve sem necessidade.
(…) Contribua para levar mais alguém a pensar nestes assuntos.
Seja responsável, consuma com moderação e tenha um Bom Natal!

 

excerto retirado de um prospecto da loja ALMAVIVA. O nome e o contacto da loja são mencionados como fonte bibliográfica, não tendo qualquer fim publicitário

ALMAVIVA | Comércio e consumo responsáveis
Praça D. Filipa de Lencastre 49 Porto
Telefone/Fax 22 205 40 02 | email: almaviva@iol.pt

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s