Preparando o Natal

Conversa do velho Padre Jerónimo com o Menino Jesus nas palhinhas

1 Comentário

Sempre que penso em Belém, o meu coração fala com o Menino Jesus. E digo: — Senhor Jesus, que cama tão dura, e como tremes de frio! E tudo para salvação da minha alma! Como poderei pagar-te? — E o Menino Jesus responde: — Nada te peço, meu bom Jerónimo. Canta-me só a canção Glória a Deus nas Alturas. E não te importes: eu ainda hei-de sofrer mais no horto das oliveiras e na cruz. — E eu continuo: — Meu pequenino Jesus, mas eu tenho que te dar alguma coisa. Vou dar-te todo o meu ouro. — E o Menino Deus responde: — Eu não preciso do teu ouro. Dá-o aos pobres. Será como se mo tivesses dado a mim. — E eu continuo: — Assim farei. Mas eu morro de desgosto se não te der alguma coisa, meu querido menino. — E a criança responde: — Meu bom Jerónimo, já que tens um coração tão generoso, dá-me os teus pecados e a tua má consciência. — E eu torno: — Para que os queres? — Quero carregar com eles — diz o Menino. — Será a minha obra mais bela. — Então comecei a chorar amargamente e disse: — Meu querido Menino, parte-se-me o coração. Julguei que querias qualquer coisa de bom, e de mim só queres o que é mau. Ficarei assim limpo de pecados e digno da vida eterna.

Pobre como sou, que lhe posso dar? Se fosse pastor, dava-lhe uma ovelha. Se fosse inteligente, dava-lhe o meu saber. Assim, não tenho mais nada para lhe dar e dou-lhe o meu coração.

Ricardo Alberty; Maria Isabel Mendonça Soares (org.)
O livro de ouro do Natal
Lisboa, Editorial Verbo, 1978

Advertisements

One thought on “Conversa do velho Padre Jerónimo com o Menino Jesus nas palhinhas

  1. queridos irmaos em Jesus
    Gostaria de agradecer este conversa com com Jesus, o melhor Natal que poderíamos ter este Ano era todos nós, humanos, termos uma conversa igual com jesus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s