Preparando o Natal

Conversa do velho Padre Jerónimo com o Menino Jesus nas palhinhas

1 Comentário

Sempre que penso em Belém, o meu coração fala com o Menino Jesus. E digo: — Senhor Jesus, que cama tão dura, e como tremes de frio! E tudo para salvação da minha alma! Como poderei pagar-te? — E o Menino Jesus responde: — Nada te peço, meu bom Jerónimo. Canta-me só a canção Glória a Deus nas Alturas. E não te importes: eu ainda hei-de sofrer mais no horto das oliveiras e na cruz. — E eu continuo: — Meu pequenino Jesus, mas eu tenho que te dar alguma coisa. Vou dar-te todo o meu ouro. — E o Menino Deus responde: — Eu não preciso do teu ouro. Dá-o aos pobres. Será como se mo tivesses dado a mim. — E eu continuo: — Assim farei. Mas eu morro de desgosto se não te der alguma coisa, meu querido menino. — E a criança responde: — Meu bom Jerónimo, já que tens um coração tão generoso, dá-me os teus pecados e a tua má consciência. — E eu torno: — Para que os queres? — Quero carregar com eles — diz o Menino. — Será a minha obra mais bela. — Então comecei a chorar amargamente e disse: — Meu querido Menino, parte-se-me o coração. Julguei que querias qualquer coisa de bom, e de mim só queres o que é mau. Ficarei assim limpo de pecados e digno da vida eterna.

Pobre como sou, que lhe posso dar? Se fosse pastor, dava-lhe uma ovelha. Se fosse inteligente, dava-lhe o meu saber. Assim, não tenho mais nada para lhe dar e dou-lhe o meu coração.

Ricardo Alberty; Maria Isabel Mendonça Soares (org.)
O livro de ouro do Natal
Lisboa, Editorial Verbo, 1978

One thought on “Conversa do velho Padre Jerónimo com o Menino Jesus nas palhinhas

  1. queridos irmaos em Jesus
    Gostaria de agradecer este conversa com com Jesus, o melhor Natal que poderíamos ter este Ano era todos nós, humanos, termos uma conversa igual com jesus.

Deixe uma Resposta

